Seja bem-vindo
Manaus,05/05/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Navio que bateu em ponte nos EUA havia apresentado problemas em junho

g1.globo.com
Navio que bateu em ponte nos EUA havia apresentado problemas em junho
Publicidade


Em uma inspeção no Chile foram identificados problemas de propulsão e na maquinaria auxiliar. Pouco antes de bater na ponte, a tripulação avisou as autoridades portuárias que havia perdido o controle do navio e que os propulsores não estavam funcionando, segundo o governador de Maryland, Wes Moore. Ponte desmorona após ser atingida por navio nos EUA
O navio cargueiro Dali, que teve uma pane e derrubou uma ponte na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (26), apresentou problemas de propulsão e na maquinaria auxiliar em uma inspeção que aconteceu no Chile em junho do ano passado, de acordo com a agência de notícias Associated Press (AP).
A informação é da empresa Equasis, que agrega dados da indústria naval. Ainda segundo a AP, o site da Equasis não dá mais detalhes a respeito da inspeção que ocorreu no Chile em junho do ano passado e notou os problemas.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Pouco antes do Dali colidir contra uma ponte em Baltimore, nos EUA, a tripulação avisou as autoridades portuárias que havia perdido o controle do navio e que os propulsores não estavam funcionando, segundo o governador de Maryland, Wes Moore.
Em setembro de 2023, meses depois da inspeção no Chile, foi feita uma outra inspeção, essa no estado de Nova York, e não foi identificado nenhum problema no navio.
O Dali pertence à empresa Grace Ocean PTE, e foi inspecionado pelo menos 27 vezes em diferentes portos do mundo desde que foi construído, em 2015.
Em uma inspeção que aconteceu em julho de 2016 na Bélgica, identificou-se que havia danos no casco do navio causados por uma colisão no Porto da Antuérpia, e que isso prejudicava a capacidade de navegação do Dali.
Acidente com a ponte
Segundo o governador, a tripulação emitiu um alerta de "Mayday", que indica emergência, antes do acidente, dando tempo às autoridades de bloquear parcialmente o tráfego na ponte. Isso permitiu que a ponte fosse fechada parcialmente.
Com a batida, a ponte Francis Scott Key foi derrubada. Duas pessoas foram resgatadas com vida do rio Patapsco, mas ainda há pessoas na água.
Segundo o FBI e o secretário nacional de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, não há indicativo de ato terrorista no incidente, nem de que ele teria sido intencional. O incidente ocorreu enquanto o navio ainda manobrava para deixar o porto de Baltimore.
Destroços da ponte Fancis Scott Key caem sobre a proa do porta-contêiner Dali após a colisão do navio contra a estrutura em Baltimore, nos EUA
Julia Nikhinson/Reuters
LEIA TAMBÉM:
INFOGRÁFICO: Da queda de energia ao choque, os nove minutos que antecederam batida de navio contra ponte nos EUA
Navio que bateu em ponte dos EUA perdeu controle e enviou alerta de 'mayday' a autoridades
Veja ANTES E DEPOIS da ponte dos EUA que desabou ao ser atingida por um navio
Porta-contêiner
O navio envolvido no acidente é um porta-contêiner com bandeira de Singapura e tinha como destino o Sri Lanka. Havia 22 pessoas na embarcação, incluindo dois pilotos.
O cargueiro Dali tem 300 metros de comprimento e 48 de largura, de acordo com o site MarineTraffic.
O navio era operado pela empresa Synergy e estava a serviço da companhia dinamarquesa Maersk, de acordo com a CNN. Segundo a operadora, nenhum membro da tripulação ficou ferido na colisão.
Tráfego naval suspenso
Para facilitar o trabalho dos bombeiros, a Autoridade de Transporte de Maryland bloqueou todas as vias na região da ponte Francis Scott Key -- uma importante ligação entre dois pontos da cidade, cruzando o Rio Patapsco.
Ponte Francis Scott Key, em Baltimore, é destruída após navio colidir com a estrutura
Harford County MD Fire & EMS/ via Reuters
O tráfego naval no porto de Baltimore também foi suspenso e não tem previsão para ser retomado. A agência que controla a aviação nos EUA também restringiu o espaço aéreo e pediu para que drones particulares não sobrevoem a região.
O governador de Maryland, Wes Moore, declarou estado de emergência. O secretário de Transporte dos EUA, Pete Buttigieg, disse que está em contato com o governador e com o prefeito de Baltimore, Brandon M. Scott.
Mapa mostra a localização da ponte Francis Scott Key, em Baltimore
Editoria de arte/g1
Ponte Francis Scott Key
Inaugurada em 1977, a ponte tinha quase 3 quilômetros de extensão e quatro pistas, que ficavam cerca de 55 metros acima das águas. A estrutura também contava com uma ponte elevadiça que dava acesso ao porto de Baltimore.
A ponte foi batizada com o nome do autor do poema que deu origem ao hino dos Estados Unidos. Segundo estudiosos, Francis Scott Key escreveu os versos após presenciar o bombardeio do Forte McHenry, em 1814, na região de Baltimore.
Imagem de arquivo mostra navio cargueiro passando por baixo da ponte Francis Scott Key, em Baltimore
Brendan Smialowski / AFP

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.